Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Voltamos com a nossa já tradicional lista dos melhores jogadores do semestre, dessa vez em um semestre especial por ser após uma Copa do Mundo!
Para ver as listas anteriores acessem nos links a seguir:
Desta vez seguem os 15 melhores jogadores do mundo no segundo semestre de 2018.
15 – Kylian Mbappé

Kylian Mbappé é um fenômeno incontestável. O jovem francês segue melhorando a cada dia e já aparece também na nossa lista dos melhores jogadores do mundo. Mbappé já tem, nessa temporada, números que rivalizam aos de Neymar, estrela maior do PSG. Depois de brilhar intensamente na Copa do Mundo 2018, o “Tartaruga Ninja” fechou o primeiro semestre da temporada como artilheiro da Ligue 1 e principal assistente do PSG na Champions League. Décimo quinto lugar para o prodígio que já é mais que realidade.
14 – Virgil van Dijk

Virgil van Dijk foi o zagueiro mais caro da história do futebol quando o Liverpool o contratou há pouco mais de um ano. Desde então, o holandês se tornou o grande líder da zaga dos Reds e evoluiu assustadoramente para se tornar o melhor zagueiro do mundo. Hoje, van Dijk liderada a melhor defesa da Premier League, que sofreu o assombroso número de apenas 8 gols em 20 partidas. O impacto de van Dijk é ainda maior se lembrarmos que o Liverpool era, há alguns anos, um time marcado por defesas fraquíssimas. Sozinho, o zagueiro holandês foi capaz de mudar completamente isso. Alto, com um posicionamento exemplar, uma capacidade sem igual de interceptações, qualidade para sair jogando e um jogo aéreo quase imbatível, Virgil van Dijk merece a posição de décimo quarto melhor jogador do mundo.
13 – David Silva

Com Kevin De Bruyne lesionado durante a maior parte do semestre, coube a David Silva assumir o papel de protagonista maior do Manchester City, um time que, como é comum nas esquipes de Guardiola, não somente vence os jogos, mas também os controla em tempo quase integral. David Silva cumpriu muito bem esse papel e foi o principal jogador do City no semestre, controlando o meio de campo e ditando o ritmo de jogo dos azuis de Manchester. Décimo terceiro lugar para ele.
12 – Pierre Emerick Aubameyang

Aubameyang acumula número incríveis desde que se transferiu para o Arsenal. Artilheiro da Premier League ao lado de Salah e de Harry Kane, o gabonês tem números iniciais melhores que os de Thierry Henry, eterno ídolo dos Gunners. Dono de capacidade ímpar de leitura de jogo e posicionamento, Aubameyang alia velocidade, força, capacidade de finalização com os pés e com a cabeça num altíssimo grau, o que o torna um atacante completo, com números que provam sua eficiência. Décimo segundo lugar para o artilheiro do Arsenal.
11 – Robert Lewandowski

Lewandowski é o artilheiro da atual edição da Champions League e segue liderando o Bayern de Munique. Dono de capacidade de finalização ímpar, o artilheiro polonês também é capaz de criar jogadas, cobrar faltas e pênaltis com excelência e produzir jogadas espetaculares. Fez incríveis 46 gols no ano de 2018! Segue como um dos destaques maiores da Bundesliga e uma estrela do futebol mundial.
10 – Harry Kane

Artilheiro da Premier League e estrela maior de um Tottenham que faz ótima campanha na Premier League, Kane é um dos principais centroavantes do mundo na atualidade. Dono de capacidade ímpar de finalização, o goleador máximo da última Copa do Mundo também é, além da garantia de gols, um atacante com mobilidade e inteligência, possibilitando a ele fazer boas assistências, construir jogadas, driblar e fazer o pivô. Qualidades que fazem dele o décimo colocado da lista.
09 – Luka Modric

Luka Modric arrebatou todas as premiações individuais no último semestre, de melhor jogador da Copa do Mundo FIFA 2018 a melhor jogador do mundo, o croata foi aclamado em diversos lugares pelo seu desempenho em 2018. Meio campista completo, com incrível capacidade de organizar o jogo, conduzir a bola, passar, marcar, chutar, driblar, cadenciar e lançar, Modric segue como um dos melhores do mundo, embora não esteja acima desta posição.
08 – Neymar Júnior

Neymar começou o semestre em baixa depois do papelão na última Copa do Mundo. Porém, o brasileiro conseguiu se erguer, ainda que não tenha atingido o patamar que um dia já foi dele, e se consolidou como principal jogador do PSG, sendo peça chave para o sucesso do time no grupo da morte da Champions League. Segue como um dos jogadores mais habilidosos e com maior capacidade de desequilibrar o jogo no mundo. Tem tudo para brilhar ainda mais no próximo semestre.
07 – Luís Suárez

Maior artilheiro da história da seleção uruguaia, Suárez teve mais um semestre excelente. Dono de capacidade de finalização fora do comum, Suárez é um centroavante por excelência e mostra tudo isso por clube e seleção. Faz com Messi uma dupla infernal e aterroriza as defesas espanholas. Mantém média de gols e assistências assustadoras. Em 2018 anotou 38 gols! Segue como um dos melhores do mundo.
06 – Eden Hazard

Depois do ótimo desempenho na última Copa do Mundo, Hazard começou a temporada on fire! O belga somou 10 gols e 9 assistências no primeiro turno da Premier League, sendo o jogador com o maior número de participações diretas em gols em todo o campeonato inglês, no período, se considerar esses dois quesitos. Principal jogador do Chelsea e um dos mais habilidosos e desequilibrantes do mundo, recebe um merecido sexto lugar na lista.
05 – Antoine Griezmann

Principal jogador francês, Griezmann segue liderando o Atlético de Madrid e a seleção da França. Dono de capacidade ímpar de leitura de jogo, criação e finalização, Griezmann é dotado de inteligência, habilidade e poder de decisão muito acima do comum. Encerrou 2018 com a expressiva marca de 40 gols! Quinto lugar para o francês.
04 – Marco Reus

O renascimento do Borussia Dortmund, líder isolado da Bundesliga até o momento, passa inteiramente pelo crescimento de Marco Reus. Finalmente livre das lesões, o meia-atacante alemão vive um dos melhores momentos de sua carreira e lidera o time aurinegro na competição nacional. Reus, que já não atua mais como o ponta insinuante de outrora, é hoje um segundo atacante que comanda as ações ofensivas do time, iniciando as jogadas, dando assistências, marcando gols, cobrando faltas, pênaltis e sobretudo acertando em quase todas as tomadas de decisões feitas nas partidas. Livre das lesões, tem demonstrado resistência, fôlego e poder de decisão muito grandes. Uma grata surpresa ver a redenção do jogador alemão. Quarto lugar para ele.
03 – Mohamed Salah

Muitos duvidaram que Salah manteria o desempenho absurdo da última temporada, mas o egípcio mostrou que aquela não foi uma temporada anormal. Salah passou a jogar como um centroavante, mas manteve o brilho e é novamente artilheiro da Premier League, ao lado de Kane e Aubameyang, e segue como o astro maior do Liverpool, um time capaz de atingir a incrível marca de 90% de aproveitamento na mais competitiva liga do mundo. Salah é uma realidade incontestável e seus 43 gols no ano de 2018 não deixam a menor sombra de dúvida sobre isso.
02 – Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo teve em seu primeiro semestre na Juventus um início não muito brilhante. Demorou mais que o normal a marcar seu primeiro gol na Série A e foi expulso, injustamente, na estreia na Champions League pelo seu novo clube. Contudo, o gajo logo se recuperou e já é o artilheiro isolado da Série A e o principal jogador da Velha Senhora. CR7 dispensa comentários maiores e seus 49 gols no anos de 2018 falam por si só. Como bem sabemos, cresce muito nos momentos decisivos. Aguardemos o que ele aprontará no próximo semestre.
01 – Lionel Messi

Após a frustrante Copa do Mundo, Messi começou a temporada sob expectativas. Logo, todas elas foram atendidas. Termina o ano com a incrível marca de 51 gols, a maior entre todos os jogadores da Europa, além de 26 assistências. Messi é o artilheiro isolado de La Liga com 15 gols e também o principal assistente com 10. Seus números falam por si só e não deixam dúvidas de que o argentino foi o melhor jogador do semestre.
X – Menções honrosas:
As menções honrosas ficam para três jogares que tiveram brilho especial no semestre, mas ficaram de fora por falta de espaço na lista: Christian Eriksen, Gareth Bale e Memphis Depay.
O Capital Cultural está no Gab, a nova rede social onde a liberdade de expressão é sagrada! Venha fazer parte da comunidade que ama a liberdade, faça sua conta no Gab e siga-nos por lá: gab.ai/capitalcultural.
