Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Voltamos com a nossa já tradicional lista dos melhores jogadores do semestre!
Para ver as listas anteriores acessem os links a seguir:
Desta vez seguem os 15 melhores jogadores do mundo no segundo semestre de 2019.
15 – Timo Werner

Estrela maior do líder da Bundesliga, Timo Werner tem como principal cartão de visita seus números avassaladores. O jovem atacante alemão é o vice artilheiro da Bundesliga, com incríveis 18 gols em 17 jogos, além de 6 assistências, o que faz dele o jogador com mais participações diretas em gols na competição. Werner alia velocidade, força e poder de finalização acima da média, tornando-o um atacante completo. Décimo quinto lugar para a estrela do Red Bull Leipzig.
14 – Jadon Sancho

Jadon Sancho surgiu como um diamante a ser lapidado no Borussia Dortmund, mas talvez nem os mais otimistas aurinegros pensassem que a lapidação viria tão rápido. Depois da assombrosa última temporada, uma afirmação já precoce para um jogador tão jovem, Sancho segue decidindo jogos e acumulando números incríveis! Estabelecido como o principal jogador do Borussia Dortmund, o jovem inglês, nascido em março de 2000, acumula nove gols e assistências na Bundesliga, totalizando 18 participações diretas em 15 jogos disputados. Além disso, mostra visão de jogo, maturidade e habilidade muito acima do comum, mais ainda se levar em conta sua pouca idade. Até onde vai a joia inglesa?
13 – Kylian Mbappé

O fenômeno Kylian Mbappé segue a todo vapor. O jovem francês segue melhorando e continua sendo o principal jogador do PSG na temporada. Mantém esse status depois de meia temporada conturbada de Neymar. Artilheiro do PSG na Ligue 1, Mbappé é dono de capacidade de finalização ímpar, velocidade fora do comum e maturidade inigualável para alguém da sua idade. Décimo terceiro lugar para o prodígio que já é mais que realidade.
12 – Harry Kane

Estrela maior do Tottenham, Kane é um dos principais centroavantes do mundo na atualidade. Dono de capacidade ímpar de finalização, o goleador máximo da última Copa do Mundo também é, além da garantia de gols, um atacante com mobilidade e inteligência, sabendo fazer boas assistências, construir jogadas, driblar e fazer o pivô. Apesar da irregularidade do Tottenham, mantém excelentes números e lidera o time, agora treinado por José Mourinho.
11 – Karim Benzema

Benzema se tornou o principal jogador do Real Madrid desde a saída de Cristiano Ronaldo. O atacante francês é quem mais decide jogos para o time merengue, aliando gols e assistências em sequência, liderando a equipe de Zidane à briga pelo topo de La Liga com o Barcelona. Com regularidade incrível, vice artilharia do campeonato espanhol e o status de atual melhor jogador do estrelado time de Madrid, Benzema merece o décimo primeiro lugar na lista.
10 – Pierre Emerick Aubameyang

Aubameyang acumula número incríveis desde que se transferiu para o Arsenal. O gabonês terminou o ano como vice artilheiro da Premier League e como o jogador que mais fez gols no campeonato inglês desde sua estreia na competição. Dono de capacidade ímpar de leitura de jogo e posicionamento, Aubameyang alia velocidade, força, capacidade de finalização com os pés e com a cabeça num altíssimo grau, o que o torna um atacante completo, com números que provam sua eficiência. Mesmo com a oscilação interminável do Arsenal, Auba mantém-se solitário como uma referência da equipe.
09 – Luís Suárez

Maior artilheiro da história da seleção uruguaia, Suárez continua mantendo ótima regularidade. Talvez um pouco esquecido por estar à sombra de Messi, o uruguaio mantém números e resultados muito acima da média e, com o astro argentino, forma uma dupla infernal. Dono de capacidade de finalização fora do comum, Suárez é um centroavante por excelência e mostra tudo isso por clube e seleção. Mantém-se como um dos maiores goleadores e assistentes de La Liga. Nono lugar para ele.
08 – Mohamed Salah

Salah não manteve o nível assustador de duas temporadas atrás, porém o nível do egípcio ainda é elevadíssimo, com atuações e números que o credenciam ao posto de oitavo melhor jogador do mundo no momento. Último artilheiro da Premier League, ao lado de Mané e Aubameyang, segue como um dos astros maiores do Liverpool, campeão europeu e atual líder disparado da Premier League. Campeão Mundial de Clubes, Salah é o artilheiro dos Reds na atual Champions League e vice artilheiro do time na Premier League.
07 – Virgil van Dijk

Após temporada estupenda, Virgil van Dijk se consolidou não só como o melhor zagueiro do mundo, mas também como um dos principais jogadores do momento. Ostentando a estatística de ficar uma temporada inteira sem sofrer um drible sequer na Premier League, além de liderar o atual campeão europeu, van Dijk também se tornou o líder do renascimento da seleção holandesa, vice-campeã da Nations League. Alto, com um posicionamento exemplar, uma capacidade sem igual de interceptações, qualidade para sair jogando e um jogo aéreo quase imbatível, Virgil van Dijk se tornou um símbolo de liderança e efetividade como poucos no mundo. Sétimo lugar para o grande zagueiro holandês e líder da zaga do melhor time do mundo no momento
06 – Raheem Sterling

No Manchester City campeão inglês com números mais uma vez avassaladores, coube a Raheem Sterling assumir um papel de destaque na última temporada. O atacante inglês, em evolução colossal, se tornou um jogador com capacidade de finalização extraordinária, além de criar jogadas, dar assistências, driblar e ser decisivo num nível acima do comum. Soma-se à temporada espetacular de Sterling pelo City ao seu desempenho brilhante com a seleção inglesa e temos um dos melhores jogadores de toda a temporada. Na atual temporada, Sterling manteve sua evolução, alçando voos que o tornou o segundo jogador mais caro do mundo no momento e um promissor postulante ao título de melhor do mundo nas próximas temporadas. Sexto lugar para o baixinho.
05 – Sadio Mané

Sadio Mané já formava com Firmino e Salah um trio de ataque que enchia os olhos do mundo inteiro; mas, na última temporada, o senegalês explodiu. Com atuações que mantiveram regularidade e números notáveis, rivalizou com Salah — companheiro de time — , Mané foi figura vital para o título histórico do Liverpool na Champions League e também para a campanha memorável na Premier League. Agora, com o Liverpool ainda mais poderoso, liderando a Premier League com campanha inigualável, Mané demonstra-se o mais regular jogador do time e, talvez, o principal jogador da competição. Força, velocidade, dribles e finalizações em altíssimo nível fazem parte do arsenal de Mané, quinto melhor jogador da atualidade.
04 – Kevin De Bruyne

Livre das lesões, Kevin De Bruyne recuperou seu futebol de altíssimo nível. O astro belga lidera o Manchester City e é o jogador com mais participações em gols de toda a Premier League, liderando em assistências (12) e indo às redes em mais oito oportunidades. Com visão de jogo inigualável, De Bruyne é um meia completo, com velocidade, arranque, capacidade de passar, lançar, cruzar e finalizar como poucos. Principal jogador da Premier League, seu brilho fica um pouco ofuscado pela campanha absurda do Liverpool, ainda sim, seu futebol de nível mundial não pode deixar de ser reconhecido. Quarto lugar para o meia belga.
03 – Cristiano Ronaldo

À beira de completar 35 anos, Cristiano Ronaldo parece apresentar ligeiro declínio técnico. Ainda assim, CR7 mantém números e qualidade de jogo fora do comum e lidera a Juventus na acirrada disputa com a Internazionale pelo título da Série A. O craque português dispensa comentários maiores e seus números e títulos falam por si só. Terceira posição para CR7.
02 – Robert Lewandowski

Lewandowski terminou o ano como o principal goleador da Europa, ostentando 54 gols em 58 jogos em 2019. Mais do que isso, na atual temporada, os números do camisa 9 são avassaladores: artilheiro da Bundesliga com 19 gols em 17 partidas, artilheiro da Champions League com 10 gols em 8 jogos além de gols pela seleção polonesa. Principal jogador do Bayern de Munique, que oscilou bastante no semestre, Lewandowski teve atuações de gala nas goleadas dos Bávaros sobre o Tottenham e sobre o Borussia Dortmund. A capacidade de finalização excepcional aliada à efetividade em criar jogadas, cobrar faltas e pênaltis faz de Lewandowski um destaque mundial e, aliado aos seus números avassaladores no semestre, o transformam no segundo melhor jogador do mundo na atualidade.
01 – Lionel Messi

Vindo de temporada estupenda, Lionel Messi começou a temporada lesionado. O argentino, no entanto, logo tratou de assumir a artilharia e o posto de maior assistente de La Liga. Messi também levou os prêmios de melhores do ano da última temporada, confirmando sua ótima fase. Segue como o melhor e mais decisivo jogador do planeta. Primeiro lugar para o extraterrestre argentino.
X – Menções honrosas
As menções honrosas da vez ficam para três jogares que tiveram brilho especial no semestre, mas ficaram de fora por falta de espaço na lista: Jamie Vardy, Trent Alexander-Arnold, Ciro Immobile e Romelu Lukaku.
