Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
O Capital Cultural está de volta e não podemos deixar de lado um de nossos quadros mais tradicionais, o Top X com os 15 melhores jogadores de futebol do semestre. Como já estamos para iniciar uma nova temporada, é hora de deixar a nossa lista.
Para ver as listas anteriores acessem os links a seguir:
Então, seguem os 15 melhores jogadores do mundo no primeiro semestre de 2022.
15 – Christopher Nkunku

Talvez o grande jogador da temporada da Bundesliga, Nkunku foi o maior responsável por levar o Leipizig a mais uma Champions League e ao primeiro título de expressão do clube da Red Bull na Alemanha, a Pokal (Copa da Alemanha). Com incríveis 20 gols e 13 assistência, Nkunku teve desempenho notável e cravou lugar também na seleção francesa. Décimo quinto lugar para o meia atacante francês.
14 – Thomas Muller

Ainda com uma regularidade invejável, Thomas Muller foi mais uma vez o principal garçom da Bundesliga e manteve nível excelente. Sua dupla com Lewandowski é um perigo para qualquer defesa.
13 – Heung Min Son

Son teve mais uma temporada de altíssimo nível e seus números não deixam dúvidas disso. O sul-coreano terminou o ano como artilheiro da Premier League ao lado de Salah, sendo decisivo para levar o Tottenham de volta à Champions League. Rápido, técnico e excelente finalizador, Son é um atacante praticamente completo e faz jus a sua posição na lista.
12 – Luka Modric

Como joga bola esse Croata! Eleito o melhor jogador do mundo em 2018, Modric segue desempenhando num nível formidável, mesmo próximo de completar 37 anos. O coração do meio campo do Real Madrid foi mais uma vez determinante para levar o time merengue à mais uma conquista de La Liga e principalmente da Champions League. Décimo segundo lugar para ele.
11 – Harry Kane

Estrela maior do Tottenham, Kane segue como um dos principais centroavantes do mundo na atualidade. Dono de capacidade ímpar de finalização, o goleador máximo da última Copa do Mundo também é, não somente um matador, mas um excelente criador de jogadas, com mobilidade e inteligência, fazendo o pivô e armando seu time com qualidade rara. Apesar da irregularidade do Tottenham, mantém excelentes números e lidera o time londrino, que estará de volta à Champions League.
10 – Vinícius Júnior

Vini Jr viveu uma temporada mágica. O brasileiro passou a ser muito mais eficiente, tomando melhores decisões e finalizando melhor as jogadas, seja com assistências ou gols. Esbanjando confiança, Vinicius viveu a dupla mais letal da temporada ao lado de Benzema, combinando sozinho em 27 participações diretas para gols só na La Liga, 17 gols e 10 assistências. Além disso, foi decisivo nos momentos mais agudos da Champions League, com um golaço na semifinal e o gol do título, na decisão. Uma explosão completa sob comando de Carlo Ancelotti! Top 10 para o Vini Malvadeza.
09 – Lionel Messi

Messi não teve a temporada dos sonhos em sua estreia como jogador do PSG. Talvez por má adaptação à nova cidade, ou por jogar em outra liga, ou ainda por estar finalmente demonstrando um declínio técnico nos auges de seus 35 anos, La Pulga ficou na sombra de Mbappé, ainda assim, continua como um dos grandes jogadores do futebol mundial, sendo o líder da seleção argentina e peça fundamental no Paris.
08 – Thibaut Courtois

Courtois viveu temporada mágica, não atoa merece um lugar no Top-10 mesmo sendo goleiro. O paredão belga pegou como nunca nessa temporada, sendo o grande pilar da defesa merengue. Com atuação de gala na final da Champions League e regularidade incrível durante toda a temporada, o belga justificou plenamente sua posição na lista.
07 – Cristiano Ronaldo

Posição número 7 para o CR7. Mesmo aos 37 anos, Cristiano Ronaldo ainda mantém um altíssimo nível e segue como um dos principais jogadores do futebol mundial. No semestre, CR7 foi ao artilheiro do Manchester United e decisivo em vários momentos para a equipe na temporada. Faltou pelo menos uma classificação para a Champions League, mas se ela não veio, o último responsável foi CR7.
06 – Sadio Mané

Sadio Mané viveu temporada de glórias históricas. Campeão africano por Senegal – título esse inédito para seu país –, além da conquista da vaga para a Copa do Mundo FIFA, o atacante do Liverpool foi decisivo em momentos chaves da temporada e mostrou novamente estar entre os melhores do mundo. Demonstrou sua capacidade, chamou a responsabilidade e cresceu no fim da temporada – mesmo atuando mais como um falso nove do que pela ponta, como antes era habituado – sendo o principal nome do Liverpool no terço final da temporada, principalmente levando em conta a pequena queda de rendimento de Salah nesse período.
05 – Kylian Mbappé

Consolidado como um dos principais jogadores do mundo, Kylian Mbappé demonstrou que definitivamente é um talento geracional. Artilheiro absoluto da Ligue 1, foi disparado o principal jogador do PSG na temporada e ofuscou Messi e Neymar completamente. Dono de capacidade de finalização ímpar, velocidade fora do comum e maturidade inigualável para alguém da sua idade, Mbappé segue sua ascensão e tem tudo para ser o melhor jogador do mundo nos próximos anos.
04 – Kevin De Bruyne

Com 15 gols e 8 assistências na Premier League, Kevin De Bruyne liderou os Citizens para mais um título inglês histórico. Com regularidade incrível e algumas atuações memoráveis, o meia belga se mantém firme como um dos melhores jogadores do planeta. Sua visão de jogo inigualável, aliada a velocidade, arranque, capacidade de passar, lançar, cruzar e finalizar em altíssimo nível fazem dele um meia completo. Quarto lugar mais que merecido.
03 – Robert Lewandowski

Lewandowski é o atual melhor jogador do mundo pela FIFA, com duas conquistas seguidas no currículo. A máquina de gols polonesa foi mais uma vez recordista da Bundesliga, com inacreditáveis 35 gols. Novamente campeão da Bundesliga, faltou uma briga mais forte pela Champions League. Talvez, se viesse, Lewandowski poderia até mesmo vir forte pelo primeiro lugar. Ainda assim, segue como um dos principais jogadores do mundo e seus números avassaladores não deixam dúvidas disso. Terceiro lugar para o atacante polonês.
02 – Mohamed Salah

Salah teve nível assustador no início da temporada, depois manteve nível altíssimo e chegou a ostentar o título de artilheiro e maior assistente da Premier League de maneira isolada por mais da metade do campeonato. Terminou como artilheiro (ao lado de Son) e maior assistente, números que por si só já evidenciam o nível superior da temporada do egípcio. Junte isso a grande atuações e golaços maravilhosos, além de destaque incontestável pelo Liverpool e temos um dos principais jogadores da temporada. Faltou um fôlego maior no fim da temporada, que se culminasse com o título inglês e da Premier League, fariam de Salah o melhor jogador do planeta. Não veio nenhum dos dois, restou ao “Faraó” o segundo lugar.
01 – Karim Benzema

Benzema se tornou o principal jogador do Real Madrid desde a saída de Cristiano Ronaldo. Isso se tornou evidente logo na primeira temporada sem CR7. O que ninguém contava era que o atacante francês não somente assumiria esse protagonismo como iria além de todas as expectativas. A temporada de Benzema foi surreal: jogos brilhantes, gols absolutamente decisivos, mentalidade vencedora e confiança nas alturas. Seu desempenho foi espetacular, seu jogo fluiu com naturalidade e eficiência incomparáveis, seus domínios, seus passes, sua movimentação, sua marcação, suas finalizações, tudo foi muito bem executado. O resultado foi: artilharia da Champions League com recorde de gols no mata-mata, artilharia da La Liga e título das duas competições. Além disso a vice-liderança no ranking de assistentes de La Liga. Não há comparações, Karim Benzema é o melhor jogador do mundo na atualidade.
