Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Dragon Ball dispensa apresentações: é o mangá que originou a franquia de maior sucesso da história do Japão e arrebatou milhões de corações ao redor do mundo. Com roteiro e arte de Akira Toriyama, Dragon Ball foi serializado na Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre novembro de 1984 e maio de 1995, totalizando 42 volumes, e sendo o carro-chefe do período que ficou conhecido com a “Era de Ouro” da famosa revista nipônica.
Com o sucesso da obra vieram adaptações em anime, filmes, jogos eletrônicos, livros, jogos de cartas, e diversas outras, notabilizando-se como uma das mais famosas e rentáveis franquias do mundo. No Brasil, o mangá de Dragon Ball foi publicado pela Conrad e posteriormente recebeu nova publicação pela Panini. As séries de TV foram exibidas em diversos canais, abertos e fechados, que popularizaram muito a série nas terras tupiniquins.

Nesse Top X, falaremos sobre os filmes da franquia, a maioria deles curta-metragens, exibidos como OVAs (original video animation) e especiais de TV. Os filmes de Dragon Ball não são canôninos, em sua grande maioria, sendo impossíveis de serem encaixados na história principal. Contudo, são releituras interessantes de momentos dos personagens dentro da franquia, sendo alguns especialmente singulares por terem apresentado personagens e golpes que se provaram valiosos dentro do universo. Outro ponto a se destacar em todos os filmes é que, por serem produções com orçamento fechado, todos eles apresentam animações muito acima da média, sendo já uma boa pedida para os mais exigentes nesse quesito.
Sem mais delongas, segue o nosso ranking com os 10 melhores filmes da franquia Dragon Ball.
[AVISO: O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS!!! SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU AOS FILMES DE DRAGON BALL, LEIA POR SUA CONTA E RISCO.]
10 – O Retorno dos Androides

“O Retorno dos Androides” é o sétimo filme de Dragon Ball Z e o décimo da franquia, em lançamento (ou décimo primeiro se contarmos o Especial de Bardock). O longa apresenta uma história direta e simples, onde os androides 13, 14 e 15 despertam e começam a atacar as cidades na Terra. Os guerreiros Z os enfrentam. Eles apresentam nível alto e apenas os três Super Saiyajins do momento – Goku, Vegeta e Trunks – conseguem enfrentá-los de igual para igual. Sem grandes surpresas ou carga dramática, o filme é franco e direto, sendo uma porradaria honesta ao melhor estilo Dragon Ball, do início ao fim. O detalhe que mais chama atenção no filme é o final, onde Goku absorve a Genki Dama para vencer o Super Androide 13 – fusão dos três androides supracitados. Ele se passa, em teoria, no mesmo tempo da aparição dos Androides 19 e 20, no cânone.
09 – A Batalha nos Dois Mundos

“A Batalha nos Dois Mundos” é mais um filme franco e direto. Nele somos apresentados a Bojack, um vilão que ganhou certo destaque na franquia. O longa se passa, em teoria, após os Jogos de Cell, e um torneio é realizado para celebrar a vitória. Goku está morto e não participa. Os Guerreiros Z participantes lutam e avançam para a fase final, que ocorre em outro planeta. Lá, são surpreendidos por Bojack e seus capangas. De certo modo, o filme – e seu final – é uma releitura dos Jogos de Cell, não sendo muito inovador. Ainda assim, tem bons momentos, com boas lutas e cenas de ação, tendo em Bojack e seus capangas pontos altos também interessantes.
08 – O Ataque do Dragão

“O Ataque do Dragão” foi o último filme de Dragon Ball Z em muito tempo, até o lançamento de “Batalha dos Deuses”. Ambientado após a luta contra Majin Boo, o longa traz uma história um pouco mais elaborada, onde um mago extraterrestre tenta libertar um guerreiro de outro planeta que havia selado um poderoso demônio: Hildegarn. Focado em Trunks e em Tapion – o citado guerreiro -, o filme desenvolve essa trama e, eventualmente, Hildegarn é libertado e derrota facilmente os guerreiros Z. No fim, Goku consegue vencê-lo na forma Super Saiyajin 3 com o poderoso Golpe do Dragão, que aparecia pela primeira vez nas animações. Falta ao filme batalhas mais épicas; além disso, o poder de Hildegarn não parece muito crível, haja vista o nível que os guerreiros Z já estavam. Goku é totalmente secundário no filme, aparecendo apenas para “salvar o dia”. Contudo, por ter uma história relativamente original e por vermos o Golpe do Dragão em ação pela primeira vez, o filme tem certo destaque.
07 – O Renascimento da Fusão

“O Renascimento da Fusão” é o icônico filme onde pudemos ver pela primeira vez a fusão Metamotu entre Goku e Vegeta, Gogeta. A premissa é simples: um perigoso demônio – Janemba – desperta no outro mundo após um acidente com o acúmulo de ki negativo entre as almas dos humanos maus que ainda não haviam sido purificadas. O outro mundo é revirado e muitos inimigos começam a escapar e a aparecer na Terra. Goku, que estava morto, é chamado para consertar o problema, mas é derrotado ao lado de Paikuhan. Vegeta, que também estava morto, aparece para ajudar Goku mas também é facilmente derrotado. Goku e ele resolvem, então, fazer a fusão e, assim, derrotam Janemba. O filme não tem grande incoerências e apresenta uma boa sequencia de batalhas com Janemba, que se prova um vilão estiloso e com boa presença. A volta dos maus na Terra tumultua o tempo de tela, mas não chega a atrapalhar grandemente o ritmo da obra. Vale a pena ver Gogeta em ação, bem como o Goku Super Saiyajin 3 e o próprio Janemba, que ganhou um bom espaço dentro da franquia. A história se passa entre a morte de Vegeta e o aparecimento de Super Boo.
06 – Devolva-me Gohan

Primeiro filme de “Dragon Ball Z”, “Devolva-me Gohan” se passa, teoricamente, antes da chegada de Raditz à Terra. Nele vemos a primeira aliança entre Goku e Piccolo, que se unem para enfrenta Garlick Júnior, filho do demônio Garlick, que lutou com Kami-sama pelo trono de deus da Terra há muito tempo. Garlick Jr. e seus homens reúnem as Esferas do Dragão e, com isso, sequestram Gohan, devido seu chapéu com a esfera de 4 estrelas. O vilão deseja a Shen Long a imortalidade. Goku vai ao encalço de Júnior para resgatar Gohan e se une a Piccolo, eventualmente. O filme apresenta ótimas sequências de luta e um vilão com bom carisma. Seu final tem a fúria de Gohan sendo despertada pela primeira vez. Há uma cena estranha, onde Kami-sama tenta se sacrificar para derrotar Garlick Júnior, sendo que esse já era imortal. Porém, nada que atrapalhe muito o filme e seu bom ritmo.
05 – O Homem Mais Forte do Mundo

“O homem Mais Forte do Mundo” é um filme com uma história interessante e um vilão bem construído. Com bom ritmo e sem incoerências, o filme também traz um feeling legal sobre a passagem do tempo, haja visto que o vilão da história é um antigo doutor que ficara congelado por muito tempo e retorna querendo o corpo do Mestre Kame, o homem mais forte do mundo. Sim, isso mesmo: ele era o homem mais forte do mundo há muitos anos. Goku, seu discípulo, assume o posto, recebendo a passagem de bastão. O filme se passa após o treinamento de Goku com o Sr. Kaioh e antes da ida à Namekusei, mas é impossível ser encaixado no cânone pois Piccolo se encontra vivo na história da película e morto áquela altura na história canônica.
02 – A História de Trunks

“A História de Trunks” não é exatamente um filme/OVA mas sim um especial de TV, tendo sido lançado apenas posteriormente para VHS, o formato original de lançamento da maioria dos “filmes” de Dragon Ball. Esse especial conta a história de Trunks do Futuro, mostrando a dura e cruel realidade imposta pelos Androides 17 e 18 no seu tempo. No filme, vemos como Gohan treinou Trunks e lutou bravamente até ser morto pelos guerreiros da Red Ribbon. Com alta carga dramática, bom ritmo e cenas icônicas, tem lugar cativo como uma das mais emblemáticas produções de toda a franquia, embora tenha montagem com algumas falhas, posições e sequências duvidosas quando se trata das decisões de Gohan e Trunks dentro do especial.
04 – A Árvore do Poder

“A Árvore do Poder” é um dos poucos longa-metragens de Dragon Ball Z e um dos filmes mais interessantes da franquia, com ótimo ritmo e sem grandes incoerências dentro de sua narrativa. Na história, Turles – um Saiyajin de classe baixa muito parecido com Goku – escolhe a Terra como planeta para semear a Árvore do Poder. A planta cresce drenando a energia do planeja inteiro e dando frutos que aumentam rapidamente o poder de quem as consome. Ele e seu grupo de soldados são enfrentado pelos Guerreiros Z, derrotando a maioria deles. No fim, Turles e Goku tem uma luta épica onde o herói quase morre, mas vence após realizar uma Genki Dama. O filme se passa, em teoria, após a chegada de Goku à Namekusei – já que ele já consegue usar o Kaiohken 10x aumentado -, embora seja uma impossibilidade lógica no cânone.
02 – Uma Vingança Para Freeza

“Uma Vingança Para Freeza” é o melhor filme/OVA de Dragon Ball Z, trazendo o icônico Coola, irmão do Imperador do Universo como o grande vilão. O filme se passa, em teoria, após o retorno de Goku de Namekusei, mas na prática é uma releitura do arco de Freeza, com Goku não aparentando controlar ainda a transformação em Super Saiyajin. Na história, Coola vem à Terra para se vingar de Freeza e fere Goku gravemente. Escondido por Gohan e Kuririn, as sementes dos deuses são a esperança para livrar Goku da morte iminente, porém chegar até o Mestre Karin será um grande desafio com as Forças Especiais de Coola caçando Goku incansavelmente pelo planeta. Com perseguições, grandes batalhas, bom ritmo e um ótimo clima de tensão, este é o melhor filme de Dragon Ball Z, culminando com uma épica batalha final entre Goku e Coola.
01 – Bardock, o Pai de Goku

O melhor filme/OVA/especial de toda a franquia Dragon Ball é o especial “Bardock, o Pai de Goku”. Nele conhecemos a história de Bardock e como o mesmo lutava ao lado de sua tropa servindo o Exército de Freeza. Acompanhamos como ele viu Goku antes desse ser enviado à Terra e também sofreu com premonições da eminente extinção dos Saiyajins por Freeza. Talvez o único deslize da película seja Bardock respirando no espaço. Ainda assim, com uma carga dramática inigualável, batalhas épicas, um ritmo excelente, personagens carismáticos, grandes vilões e um final simplesmente incrível, a história de Bardock é, sem sombras de dúvidas, o melhor filme de toda a franquia Dragon Ball. Vale lembrar também que esse é o filme que melhor se encaixa no cânone, não somente isso, mas também completando-o, de certo modo.

Deixe um comentário