Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Baseado na clássica e quase incomparável obra homônima de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis é uma franquia de filmes dividida em três partes: “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”. Aclamada pelo público e pela crítica, a série de filmes de Peter Jackson, exibida nos primórdios dos anos 2000 é até hoje considerada uma das melhores da história do cinema, com a épica jornada de Frodo Bolseiro rumo à Montanha da Perdição – em Mordor – para destruir o Um Anel estando viva na memória de muitas pessoas.

Reprodução / Warner Bros.
Com um material original ainda mais rico e belo, Tolkien criou nas belas páginas de sua grande obra personagens incríveis. Neste Top X, listaremos os cinco melhores personagens de O Senhor dos Anéis, contudo levaremos em consideração a versão cinematográfica dos mesmos.
Sem mais delongas, confiram nossa lista.
[AVISO: O TEXTO ABAIXO PODE CONTER SPOILERS!!! SE VOCÊ AINDA NÃO LEU OU ASSISTIU O SENHOR DOS ANÉIS, LEIA POR SUA CONTA E RISCO.]
5 – Frodo Bolseiro

Frodo é sobrinho de Bilbo Bolseiro, de quem recebeu o Um Anel. Coube ao pequeno Hobbit, de espírito calmo, a tarefa de carregar o anel de Sauron até a Montanha da Perdição e destruí-lo, não permitindo o retorno triunfal do Senhor das Trevas. Frodo é, inicialmente, relutante em assumir a missão que o destino lhe reservou, mas ele muda de ideia após ouvir as sábias palavras de Gandalf. Assumindo seu dever diante da época em que vive, Frodo vai ao lado de Samwise Gangee rumo a Mordor e carrega o pesado fardo de levar o Um Anel consigo, lutando e resistindo bravamente ao conflito interior contra a maldade de si próprio, maldade essa que o Um Anel tanto faz florescer. Apesar de fisicamente frágil, e de cometer erros importantes em sua jornada- inclusive no final dela -, Frodo conclui a missão. Sua jornada de peregrinação até a montanha é a transfiguração de uma face sacerdotal de Cristo, em prol da vitória do mundo livre contra o mal.
4 – Légolas

Légolas é um Elfo da Floresta, filho de Thandruil o Rei dos Elfos da Florestas, e um membro original da Sociedade do Anel. Um dos encarregados de proteger Frodo em sua jornada até Mordor, Légolas – bem como a Sociedade do Anel – é separada de Frodo após uma série de eventos, mas continua sua jornada ao lado de Gimli, Aragorn e Gandalf para proteger a Terra Média dos avanços de Sauron. Com uma amizade icônica com o anão Gimli, Légolas tem algumas das melhores cenas de ação de todos os três filmes juntos. Exímio arqueiro, é peça importante nas diversas batalhas mostradas em cena, sendo o único personagem de todos os filmes a não sofrer dano em nenhuma batalha. Embora não represente nada além de um elfo “fodão”, ver Légolas em cena é sempre divertido e memorável.
3 – Aragorn

Herdeiro de Isildor, Aragorn foi criado em Valfenda e viveu alheio ao seu destino até que se iniciaram os eventos da caçada do Um Anel pelos servos de Sauron. Aragorn salvou Frodo e os Hobbits dos ataques dos Nazguls e, após participar do Conselho de Elrond, tornou-se um dos membros da Sociedade do Anel, jurando proteger Frodo enquanto o mesmo levava o Um Anel até a Montanha da Perdição. Conforme a história avança, Aragorn começa a assumir posições de liderança, enfrenta grandes perigos, luta bravamente, salva muitas pessoas e conquista a admiração dos homens. Ele abraça seu destino de maneira sólida e madura, assume seu papel como líder dos homens livres e lidera os exércitos de maneira exemplar nas batalhas contra as forças de Sauron. Em “O Retorno do Rei”, Aragorn assume grandes responsabilidades e protagonismo, sendo seus passos extremamente decisivos nos rumos das batalhas. É ele quem conclama os exércitos amaldiçoados para enfrentar o imenso batalhão de Sauron na Batalha de Minas Tirith, assim como quem comanda os exércitos dos homens na batalha final de distração de Sauron para Frodo concluir sua jornada. Aragorn é a face monárquica de Cristo, sua jornada de crescimento é formidável, assume seu destino e executa seu dever de maneira sublime, liderando os exércitos e sendo a pedra angular para o nascimento de uma nova era. Poucos personagens podem se comparar ou ostentar tamanha carga simbólica e desenvolvimento quanto os representados por Aragorn em O Senhor dos Anéis.
2 – Gandalf

Se Frodo é a face sacerdotal de Cristo e Aragorn a face monárquica, Gandalf é a representação do Profeta. Inicialmente o Mago Cinzento, é Gandalf que primeiro percebe todo o mal vindouro e prepara todos para o início da jornada. Após o Conselho de Elrond e a formação da Sociedade do Anel, Gandalf assume sua liderança e guia todos na jornada. Atacados por um Balrog, a Sociedade do Anel só consegue seguir após Gandalf se sacrificar, em uma épica luta onde o mesmo superou seus limites e renasceu como o poderoso Mago Branco. De volta, é Gandalf quem continua guiando a todos, sendo aquele que anuncia os perigos e toma as atitudes corretas para se precaver de derrotas praticamente certeiras. Mais do que um Profeta, Gandalf – como um ser que viveu por todas as eras da história da Terra Média – é um conselheiro sem igual. São por causa de seus conselhos e avisos que grande parte das vitórias do bem foram possíveis em O Senhor dos Anéis. Sem Gandalf, o bem jamais triunfaria e a Terra Média seria tomada por Sauron.
1 – Samwise Gangee

Algumas coisas nessa vida podem ser explicadas muito melhor através da arte do que por conceitos. Um exemplo claríssimo disso é o que direi a seguinte: se alguém perguntar a você o que significa lealdade, Samwise Gangee é a melhor resposta possível. Escudeiro de Frodo em toda sua missão, Sam foi inabalável do início ao fim, demonstrando bravura, cortesia, força, resistência, e obviamente, uma lealdade inabalável. Mesmo com tudo desmoronando ao redor, mesmo diante dos piores perigos possíveis, mesmo frente ao rompimento de seu próprio amigo e senhor, Sam ainda se manteve leal a Frodo. Se não fosse por ele, Frodo jamais teria chegado a Montanha da Perdição. Dito isso, afirmo que Samwise Gangee é o grande personagem de O Senhor dos Anéis, pois o pequeno demonstrou que mesmo não sendo o mais forte ou o mais preparado de todos, se tivermos coragem – e principalmente lealdade -, podemos realizar grande feitos. Não é por acaso que a cena de todos se prostrando para os Hobitts, no fim do filme, é tão simbólica. Nada em O Senhor dos Anéis é mais épico que a jornada de Samwise Gangee e as lições que a mesma traz.
————————————————
Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!
