Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Com o fim de mais uma temporada europeia, voltamos com nossa tradicionalíssima lista com os melhores jogadores de futebol do mundo no último semestre.
Lembrando que nossos critérios são: priorizar o desempenho e a regularidade da temporada, com foco maior no recorte do último semestre. Não esquecemos o todo da carreira também, que pesa para que apenas um bom momento isolado não distorça a posição completamente. Optamos, então, por montar a lista baseado principalmente no desempenho semestral dos jogadores, sem ignorar a carreira que o mesmo já possui.
Para ver as listas anteriores, acessem os links a seguir:
Sem mais delongas, seguem os 15 melhores jogadores do mundo no primeiro semestre de 2023.
15 – Victor Osimhem

Goleador máximo da Série A Tim, Victor Osimhem já está eternizado na história do Napoli após ter sido o principal nome da campanha vitoriosa do time na liga italiana. Com ótimo posicionamento, boa velocidade, agilidade e incrível habilidade para marcar gols, o centroavante nigeriano fez temporada absurda e cravou lugar entre os melhores do mundo no momento.
14 – Lautaro Martínez

Vice-artilheiro da Série A Tim, Lautaro Martinez viveu temporada mágica. Campeão mundial com a Argentina no Qatar, o atacante ainda foi um dos principais nomes da Internazionale finalista da UEFA Champions League. Com agilidade, velocidade, disposição e raça acima da média, Lautaro foi um verdadeiro e constante perigo para todas as defesas e consolidou-se como um dos melhores atacantes do mundo. Décimo quarto lugar para ele.
13 – Nicolo Barella

Na Internazionale de Lukaku, Lautaro e Inzaghi, Nicolo Barella é o ponto de equilíbrio mais importante. Regente do meio campo Nerazzuri, o talentoso meio-campista italiano, teve um desempenho excepcional em 2023, demonstrando habilidade técnica e inteligência tática em campo num nível altíssimo. Muito do grande desempenho coletivo da Inter de Milão se deve ao excelente nível de Barella, hoje um dos principais meio-campistas do futebol mundial.
12 – Harry Kane

Estrela maior do Tottenham, Kane segue como um dos principais centroavantes do mundo na atualidade. Dono de capacidade ímpar de finalização, foi o vice artilheiro da Premier League, atrás apenas do fenômeno Haaland. Mesmo após temporada ruim do Tottenham, mantém excelentes números e desempenho, e se salva com sobras no time londrino. Décimo terceiro lugar para um dos principais jogadores da atualidade.
11 – Mohamed Salah

Salah não teve o mesmo nível de temporadas passadas, ainda assim continua entregando num patamar elevado. Se o Lilverpool foi muito irregular na temporada, a subida de produção do time na segunda metade da mesma se deve também à retomada do alto nível de seu principal jogador. Foram 19 gols e 12 assistências na temporada, números que o colocaram como terceiro jogador com mais participações direta na Premier League 2022-23.
10 – Joshua Kimmich

A temporada do Bayern, apesar do título alemão na última rodada, foi muito irregular. Ainda assim, Joshua Kimmich continua se sobressaindo com desempenho e regularidade formidáveis. Consolidado como um volante completo, o alemão detém poder de marcação, liderança, técnica e habilidade criativa e de distribuição de jogo em altíssimos níveis, sendo hoje o grande nome da posição no futebol mundial. Décimo lugar para ele.
09 – Bernardo Silva

Bernardo Silva, o talentoso meio-campista português, teve um desempenho brilhante em 2023, mostrando sua classe e habilidades técnicas em campo. Sua criatividade, visão de jogo, precisão nos passes e poder decisivo foram elementos-chave para a gigantesca temporada do Manchester City. Com agilidade e controle de bola impressionantes, Bernardo se mostra um jogador imprevisível e difícil de ser marcado pelos adversários. Com uma temporada consistente e impactante, com brilho especial na semifinal da UEFA Champions League, Bernardo Silva reafirmou seu status como um dos melhores meio-campistas da atualidade.
08 – Robert Lewandowski

A máquina de gols desembarcou no Barcelona após longos anos no Bayern e não sentiu a diferença. Com impacto imediato tremendo, Lewandowski liderou o Barcelona em sua campanha de título da La Liga e ostentou o título de artilheiro da competição. Seus números foram ótimos apesar da lesão que o tirou por um bom tempo de ação.
07 – Karim Benzema

Após a última temporada estrondosa, Benzema teve queda de rendimento, ainda assim seguiu como um pilar do ataque do Real Madrid e protagonizou noites incríveis do time merengue, como a goleada contra o Liverpool em Anfield e o triplete inesquecível em pleno Camp Nou na semifinal da Copa do Rei. Vice artilheiro de La Liga, liderou o time até o título da Copa do Rei e caiu com os merengues na semifinal da UEFA Champions League, o que não deixou de ser outra grande campanha. Segue como um dos melhores jogadores do mundo.
06 – Kevin De Bruyne

A explosiva combinação entre Kevin De Bruyne e Erling Haaland entregou tudo o que se esperava. Com regularidade incrível, o meia belga se mantém firme como um dos melhores jogadores do planeta e o principal assistente da Premier League. Sua visão de jogo inigualável, aliada a velocidade, arranque, capacidade de passar, lançar, cruzar e finalizar em altíssimo nível fazem dele um meia completo. Sexto lugar mais que merecido.
05 – Lionel Messi

Principal jogador da Copa do Mundo FIFA 2022 e regente do jogo do PSG em ações ofensivas, Messi manteve bom nível após a brilhante Copa do Mundo que fez. Terminou a temporada com a incrível marca de 16 gols e assistências pelo PSG, na Ligue 1. Faltou ser decisivo na Champions League para alcançar um pódio, ainda assim, segue como um dos melhores do mundo, mesmo aos 35 anos.
04 – Antoine Griezmann

Griezmann fez uma Copa do Mundo em nível altíssimo e depois não parou de elevar seu patamar de atuações. Se o Atlético de Madrid fez o melhor segundo turno de La Liga, isso se deve principalmente ao desempenho formidável do francês, possivelmente o melhor jogador da temporada de La Liga. Regente do time colchonero, o atacante contribuiu para 15 gols e 16 assistências, sendo o mais decisivo da competição. Quarto lugar para ele.
03 – Vinícius Júnior

Vini Jr viveu mais uma temporada mágica. O brasileiro melhorou em todos os aspectos em relação a já excelente temporada passada e com isso se tornou o principal jogador do Real Madrid. Protagonizou noites incríveis na UEFA Champions League e combinou com 23 gols e 21 assistências na temporada, sendo um dos jogares mais letais do mundo. Com velocidade quase inigualável, Vini é hoje praticamente imparável e se consolidou como principal jogador brasileiro em atividade e um dos mais decisivos do mundo. Pódio para o menino do Rio de Janeiro.
02 – Erling Haaland

Haaland tem sido, literalmente, um cometa desde que chegou ao Manchester City. A joia norueguesa destruiu recordes na Premier League e se tornou o maior artilheiro da história da competição em uma única edição, com 36 gols. Peça fundamental da temporada magnífica do Manchester City, Haaland mostra-se cada vez mais ser um jogador completamente fora da curva e tem tudo para seguir quebrando recordes e mais recordes. Poderia ter abocanhado o primeiro lugar, mas teve desempenho muito fraco nas semifinais e na final da Champions League. Ainda assim, campeão de tudo na primeira temporada com recordes de gols, o cometa se consolidou como um dos melhores jogadores do mundo.
01 – Kylian Mbappé

Definitivamente um talento geracional, Kylian Mbappé foi mais uma vez artilheiro da Ligue 1. Após Copa do Mundo estrondosa, manteve nível de atuação extraordinário e se consolidou como principal jogador do PSG e um dos mais letais do mundo. Praticamente imparável, é hoje o melhor jogador do mundo, ainda que não tenha levado o PSG a fases mais avançadas da UEFA Champions League. Seu patamar é hoje quase insuperável. Medalha de ouro para o diamante francês.
————————————————
Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!
