Este é o nosso quadro “Análise”, a sessão onde fazemos uma análise mais técnica e que conclui alguma coisa relevante sobre algum ponto dentro de algum processo de produção cultural humano. Podemos analisar como um determinado fenômeno cultural se manifesta, como uma narrativa é desenvolvida, que tipo de representação tem determinado personagem dentro do contexto ao qual ele está inserido… Enfim, as possibilidades de temas relevantes para serem analisados dentro da cultura são infinitos, e alguns deles traremos aqui.
Para hoje, faremos uma análise retirada de Dragon Ball, um dos mais famosos mangás (e anime) da história da cultura popular mundial. A pergunta chave é: quem foi o mestre mais importante de Goku?
Son Goku, o grande protagonista de Dragon Ball viveu uma vida de treinamento e batalhas intensas. Dedicou o sentido da sua vida a treinar e se superar a cada dia. Como consequência natural ao seu estilo de vida, Goku recebeu instrução e treinamento de diversos mestres, com os quais desenvolveu vínculos importantes e cresceu como pessoa e como lutador.

Os mestres de Goku.
O primeiro mestre de Goku foi seu avô adotivo, Son Gohan, com quem Goku aprendeu o básico para sobreviver, como caçar, cozinhar (de maneira rudimentar) e outras noções básicas de sobrevivência. Son Gohan também ensinou Goku a lutar, pular e a se movimentar. A técnica principal que Goku aprendeu com seu avô foi o Jokenpo, golpe simples onde se ataca primeiro os olhos do adversário com os dedos (tesoura), depois com um soco no abdome (pedra) e por último uma palmada no rosto (papel), lançando o oponente para longe. Apesar de ter aprendido o básico com seu avô Gohan, sua importância fica atrás de outros mestres.
O segundo mestre de Goku foi Muten Roshi (o Mestre Kame). Com Kame, Goku se fortaleceu muito e aprendeu todo o básico das batalhas de maneira refinada, além de ter recebido educação formal básica, como leitura, matemática, comportamento e outros ensinamentos. Com o Mestre Kame, Goku aprendeu seu golpe mais famoso, o Kamehameha. Sua personalidade foi muito influenciada pelo que aprendeu e viveu com o Mestre Kame. Sem dúvidas, o respeito e a admiração de Goku por Kame o credencia a ser um dos mais importantes mestres de Goku.
Depois de treinar com o Mestre Kame, Goku conheceu o Mestre Karin, que teve papel importante na formação de Goku como guerreiro e lhe ensinou dois dos conceitos básicos mais importantes das batalhas: ler o movimento dos adversários e não realizar movimentos despretensiosos. Com o Mestre Karin, com quem Goku também nutre grande respeito, o Saiyajin se tornou um lutador muito diferente e avançou muito como um guerreiro.
Após treinar e aprender com o Mestre Karin, o treinador seguinte de Goku foi Kami-sama (e seu assistente, Senhor Popo), que ele conheceu após derrotar Piccolo Daimaoh. Foi com Kami-sama e o Senhor Popo que Goku aprendeu uma das mais fundamentais habilidades de toda a série: sentir a presença do ki do oponente. Com essa habilidade extremamente importante, Goku se tornou ainda mais completo como guerreiro e pôde seguir sua jornada de crescimento a níveis inimagináveis.
Por fim, Goku treinou com o Senhor Kaioh, no Outro Mundo, antes da batalha contra Vegeta. Com o Senhor Kaioh, Goku pôde aprender o Kaioken e a Genki Dama. Foi com o Senhor Kaioh que ele elevou seus poderes a níveis inimagináveis e aprendeu o golpe mais poderoso e importante de todo mangá, a Genki Dama. Com o Senhor Kaioh, treinando com mais tempo e sem preocupações, depois de estar morto, Goku ainda conseguiu atingir o Super Saiyajin 2 e o Super Saiyajin 3, evoluções assustadoras que se mostraram muito acima de qualquer outra.
Goku ainda teria os Yardrats como seus mentores por um período superior a um ano. Com eles, Goku aprendeu a incrível técnica do Teletransporte. Apesar do pouco holofote, aprender uma técnica de nível tão elevado é também bastante considerável.
Podemos citar ainda Whis, assistente de Beerus, como o último mestre do Goku, com quem o mesmo aprenderia os princípios do Instinto Superior – uma forma de batalhar instintiva onde a velocidade de execução passa a ser automatizada, sem necessidade de passagem pelo cortex cerebral para tomada de decisão dos movimentos. Contudo, Whis não existe no mangá original, fugindo um pouco mais do escopo da análise. Ainda assim, mesmo com tal habilidade – também sendo de nível elevadíssimo -, ele não seria a resposta para a pergunta título da análise.
É inegável que todos os mestres de Goku tiveram papel importantíssimo na sua construção como guerreiro e heroi. Tudo que ele aprendeu o tornou mais forte, persistente e apto para vencer seus oponentes e salvar as pessoas. Diante disso, é difícil chegar a um nome que seja unânime para todos, entretanto – pensando na importância que o aprendizado de Goku teve com cada um dos seus mestres e como esse aprendizado foi útil nos momentos mais cruciais – não há dúvidas de que o Senhor Kaioh foi o mestre mais importante de Goku.
Soma-se tudo que Goku aprendeu com seus mestres, nada supera a Genki Dama. O golpe mais poderoso de toda a série e aquele que foi capaz de resolver os problemas quando tudo parecia perdido foi ensinado pelo Senhor Kaioh, que não somente fez de Goku um guerreiro de nível extraordinário, como também o salvador do universo.
————————————————
Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário