Top X – Os 12 melhores momentos de Dragon Ball

Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.

Dragon Ball dispensa apresentações: é o mangá que originou a franquia de maior sucesso da história do Japão e arrebatou milhões de corações ao redor do mundo. Com roteiro e arte de Akira Toriyama, Dragon Ball foi serializado na Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, entre novembro de 1984 e maio de 1995, totalizando 42 volumes, e sendo o carro-chefe do período que ficou conhecido com a “Era de Ouro” da famosa revista nipônica.

Com o sucesso da obra vieram adaptações em anime, filmes, jogos eletrônicos, livros, jogos de cartas, entre diversas outras, notabilizando-se como uma das mais famosas e rentáveis franquias do mundo. No Brasil, o mangá de Dragon Ball foi publicado pela Conrad e posteriormente recebeu nova publicação pela Panini. As séries de TV foram exibidas em diversos canais, abertos e fechados, que popularizaram muito a série nas terras tupiniquins.

Capa do volume 12 da edição brasileira de Dragon Ball, pela Panini Comics.

Nesse Top X, falaremos sobre a primeira parte do mangá, que no anime ficou conhecida apenas com o nome original da obra: “Dragon Ball” sem o “Z” no final. Com o sucesso do anime da “fase Z”, ficou conhecida como “Dragon Ball Clássico”, sendo ainda chamada por muitos, de maneira carinhosa, de “DBZinho”, para diferenciar sua sequência. Essa parte do mangá conta as aventuras de Goku até o seu casamento com Chichi, apresenta um tom mais cômico e com perigos menos intensos e megalomaníacos, em comparação aos que se apresentam na segunda parte. Apesar do tom mais cômico, é recheada de momentos incríveis e que são relembrados como icônicos em todas as sequências. Listaremos os 12 melhores neste artigo.

Por ser antiga – foi exibida na TV originalmente entre fevereiro de 1986 e abril de 1989 -, ficou obsoleta para toda a geração Z e também para a alfa, e muitos provavelmente nunca ouviram falar das batalhas que citaremos abaixo. Espero que esse Top instiguem aqueles que nunca deram uma oportunidade, a assistir Dragon Ball ou, melhor ainda, ler o mangá original, que é muito melhor.

Sem mais delongas, segue o nosso Top X com os 12 melhores momentos de Dragon Ball clássico.

12 – Goku vs Ninja Purpura

O Ninja Púrpura era um sargento do exército Red Ribbon que auxiliava o General White na Muscle Tower. Goku o enfrenta ao invadir a Torre para salvar o chefe da aldeia que fora sequestrado pelas tropas brancas da Red Ribbon. Esse é um dos momentos mais engraçados de todo Dragon Ball por ser a luta mais hilária de toda a série. Nessa batalha, o Ninja Púrpura tenta enganar Goku com vários truques ninjas baratos, mas não consegue, mesmo diante da sabida inocência do pequeno Saiyajin. A batalha conta com cenas engraçadíssimas, como Goku derramando água quente no Ninja por uma ocasião de eventos hilários, um “empalamento” cômico do Ninja com o bastão mágico de uma forma completamente imprevisível e com um reação ainda melhor do Goku, além de outras cenas ainda mais cômicas. No fim, Goku o derrota facilmente, mas todo o percurso da batalha, bem como o Ninja tentando “passar a perna” em Goku e falhando miseravelmente, é extremamente divertida. Um grande momento que é símbolo do humor non-sense de Akira Tariyama.

11 – Goku vs Jackie Chun

Apesar das lutas contra Yamcha, outros personagens terciários e contra os coadjuvantes do 21º Torneio de Artes Marciais, a primeira grande luta de Goku é a final do torneio, contra seu próprio mestre disfarçado. Jackie Chun (o Mestre Kame) vai ao limite contra Goku e faz com que o ainda pequenino herói demonstre todo seu talento como artista marcial ao improvisar e criar golpes e técnicas no calor da batalha. A luta é um momento icônico e demonstra o crescimento e determinação de Goku em superar desafios e a si mesmo, enquanto Jackie Chun testa suas habilidades. Com reviravoltas intensas, com direito a transformação em Oozaru e destruição da lua, está eternizada como um dos embates e momentos mais emblemáticos da série.

10 – Goku vs Tao Paipai e a subida na Torre Karin

Goku contra Tao Paipai é uma luta em dois rounds que marca muito a série. No primeiro momento, Tao Paipai comete o primeiro assassinato relevante da história, quando tira a vida de Bora – pai de Upa – na frente de Goku. Ele também é o primeiro personagem a derrotar Goku completamente e colocá-lo à beira da morte. O pequeno Saiyajin sobrevive, sobe na Torre Karin – num dos mais icônicos momentos de Dragon Ball – e conhece o Mestre Karin – outro grande personagem de suporte da série. Goku treina com o Mestre Karin e retorna muito mais poderoso para o segundo round contra Tao Paipai. Ele vence o assassino e promete para Upa juntar as Esferas do Dragão e ressuscitar seu pai. Pela primeira vez as Dragon Balls seriam usadas para ressuscitar alguém. Por ser um primeiro ponto de mudança no tom da série, apresentar personagens e lugares icônicos dentro da série e marcar eventos importantes, esse mini arco é um dos mais importantes e memoráveis de todo de Dragon Ball Clássico.

9 – Mestre Kame vs Piccolo Daimaoh e a morte de Shen Long

A Saga de Piccolo Daimaoh é uma das melhores de toda a obra justamente por conseguir escalonar em tensão de uma maneira ainda não vista na série. Num dos pontos mais altos do arco, Piccolo – que acabara de vencer Goku – enfrenta o Mestre Kame, que num ato de bravura notável, decide enfrentar o supervilão sozinho com o intuito de lhe aplicar o Mafuba. Kame falha em seu golpe mortal e acaba morrendo. Posteriormente, Piccolo Daimaoh juntas as Esferas do Dragão que tinha em posse com as de Kame e convoca Shen Long. O “Rei do Mal” pede ao deus-dragão a juventude eterna e depois mata Shen Long antes que o mesmo pudesse se dispersar com as Dragon Balls. É icônico ver Shen Long ser morto pela primeira – e única vez em toda toda série – de maneira direta. Ponto para Piccolo Daimaoh que conseguiu criar uma sensação de perigo e tensão ainda não vistos na série.

8 – O primeiro Kamehameha

O Kamehameha visto pela primeira vez, pelas mãos do inventor do golpe mais famoso da história dos mangás. Essa é uma cena memorável por si só. Com o Kamehameha, o Mestre Kame apagou não somente o fogo da Montanha Frypan como fez sumir toda a montanha!

7 – Goku conhece Bulma

O primeiro encontro entre Goku e Bulma é um dos momentos mais memoráveis ​​da série. A partir desse encontro, ambos embarcam em uma jornada para viver a fantástica aventura para encontrar as Esferas do Dragão. O começo do que viria ser a longa e inesquecível epopeia de Goku, o garoto simples das montanhas que até então nunca tinha visto uma garota na vida.

6 – Goku destrói a Red Ribbon

Após derrotar Tao Paipai, Goku parte rumo à base da Força Red Ribbon para pegar as duas esferas em posse da organização do mal. Ele, sozinho, destrói todo exército vermelho e se consagra, definitivamente, como o homem mais forte da Terra. Esse é um momento emblemático e marca a virada de chave de Goku, onde o mesmo realiza seu primeiro grande feito em escala mundial, afinal derrotara o exército paramilitar mais poderoso e temido do mundo. A partir desse ponto, Goku se mostra um heroi capaz de resolver os problemas, e se consolida como o homem mais forte do mundo.

5 – Goku aparece como adulto pela primeira vez

Após treinar intensamente com Kami-Sama por três anos, Goku retorna ao Torneio de Artes Marciais como um adulto. Sua primeira aparição é um momento muito simbólico e marcante, sendo difícil esconder o sorriso de quem vinha acompanhando toda a jornada do pequeno garoto. Seu reencontro com seus amigos surpreende a todos, que veem um Goku crescido e já salvador do planeta Terra. Não há como esquecer esse icônico momento.

4 – Goku chega à Plataforma Celeste

Toda a sequência que envolve a derrota de Piccolo, a revelação do segredo do bastão mágico até a ida e chegada de Goku até a Plataforma Celeste é muito marcante. Goku era, naquele ponto da história, o grande salvador do mundo. Ele seria premiado com a oportunidade de conhecer Kami-sama (literalmente “deus”) em sua residência, a imponente Plataforma Celeste. Um salto gigante na história com a menção e aparição do primeiro personagem com status de divindade dentro da obra. Goku conhece o Sr. Popo e Kami-sama, que restauram Shen Long e treinam o Saiyajin.

3 – Goku encontra seu avô

Son Goku entrenta seu avô adotivo, Son Gohan, como o último guerreiro do desafio da Vovó Uranai. Ele não sabia que estava enfrentando seu avô (estava mascarado). Quando descobre que era Gohan seu adversário, Goku explode de emoção e felicidade. Um momento de alegria única na série e um dos mais memoráveis. O pequeno Saiyajin honra o espírito de seu avô e promete para ele sempre continuar a superar seus próprios limites.

2 – Goku derrota Piccolo Daimaoh

A batalha épica entre Goku e Piccolo Daimaoh é recheada de tensão e reviravoltas, com o destino do mundo inteiro em jogo. Piccolo era o grande supervilão da obra até então e aquele que mais se aproximou de realmente criar um estado de coisas que não parecia mais ter salvação, principalmente se lembrarmos que ele chegou a matar até mesmo Shen Long. Após uma luta mortal, a batalha culmina com um final memorável: Goku transpassa o Rei do Mal após um esforço descomunal, vinga a morte de Kuririn e Mestre Kame, e salva o mundo inteiro. É impossível ver essa batalha e não eternizar seu final como um dos momentos mais incríveis de toda a obra.

1 – Primeira morte de Kuririn

Após o término do 22º Torneio de Artes Marciais, quando todos se preparavam para comer e comemorar, Kuririn retorna até a sede para buscar o bastão mágico e a Esfera do Dragão de 4 estrelas que Goku deixara no local. Há todo um clima de tensão muito bem criado. Goku não come, já com um pressentimento de que algo ruim aconteceria. Ele resolve ir até a sede do torneio e encontra Kuririn assassinado, numa cena memorável que ficou eternizada para todos os fãs. Pela primeira vez Goku perde alguém extremamente próximo de si, seu melhor amigo. Pela primeira vez ele sente uma dor que talvez nunca sentira. Tomado por uma fúria incontrolável, ele sai ao encalço do assassino jurando vingança. Com um peso dramática ainda não visto na série, e talvez não visto nunca mais na mesma, esse é o melhor momento de todo Dragon Ball clássico.

. . .

Esse foi nosso Top X com os 12 melhores momentos de Dragon Ball. E você, lembra de mais algum grande momento? O que mais te marcou na série? Comente abaixo e participe da discussão.

————————————————

Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Instagram

YouTube

Twitter

Threads

TikTok

Facebook

Gab

Um comentário em “Top X – Os 12 melhores momentos de Dragon Ball

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Capital Cultural

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo