Top X – Os 15 Melhores Jogadores do Mundo (2023/2)

Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.

Chegamos a metade de mais uma temporada europeia e ao final da temporada brasileira. Então, voltamos com nossa tradicionalíssima lista com os melhores jogadores de futebol do mundo no último semestre.

Lembrando que nossos critérios são: priorizar o desempenho e a regularidade da temporada, com foco maior no recorte do último semestre. Não esquecemos o todo da carreira também, que pesa para que apenas um bom momento isolado não distorça a posição completamente. Optamos, então, por montar a lista baseado principalmente no desempenho semestral dos jogadores, sem ignorar a carreira que o mesmo já possui.

Para ver as listas anteriores, acessem os links a seguir:

2015/2

2016/1

2016/2

2017/1

2017/2

2018/1

2018/2

2019/1

2019/2

2022/1

2022/2

2023/1

Sem mais delongas, seguem os 15 melhores jogadores do mundo no segundo semestre de 2023.

15 – Leroy Sané

Sané começou a temporada em altíssimo nível e ostenta ótimos números até o momento. Principal garçom do time, hoje é titular absoluto e peça fundamental do Bayern de Munique. Para o sempre postulante a todos os títulos, o sucesso do Bayern nessa temporada deve passar muito por grandes atuações do astro alemão, maior assistente da Bundesliga até o momento.

14 – Rodrygo

Rodrygo segue sua ascenção e vai se consolidando como um dos principais jogadores do Real Madrid e do mundo. Assumiu a camisa 10 da seleção brasileira, após a lesão de Neymar, e vai se firmando como um dos maiores nomes brasileiros no futebol mundial. Capaz de atuar em alto nível por todas as posições no campo de ataque, Rodrygo de destaca por grande agilidade, boa velocidade, capacidade de driblar e criar e ainda finalizar em altíssimo nível. Vice artilheiro do Real Madrid na temporada e titular absoluto, o “Raio” vai se provando como um jogador muito acima da média.

13 – Bernardo Silva

Bernardo Silva se mantém como um dos principais jogadores do mundo. Sua criatividade, visão de jogo, precisão nos passes e poder decisivo continuam determinantes para o alto nível do Manchester City. Com agilidade e controle de bola impressionantes, mantém-se como um dos jogadores mais imprevisíveis e difíceis de serem marcados pelos adversários. Décimo terceiro lugar para ele.

12 – Martin Odegaard

Grande jogador do meio de campo do Arsenal, Odegaard vem se consolidando cada vez mais como um dos principais playmakers do futebol mundial. O norueguês detém refinada técnica para passar e criar e ainda possui boa velocidade e agilidade, com também ótimo poder de finalização, o que faz dele um meia completo. Rege o time do Arsenal, que se mantém em alto nível de competitividade.

11 – Florian Wirtz

Na excelente campanha do líder da Bundesliga até o momento, Florian Wirtz se destaca como o principal jogador do time. Totalmente recuperado da seríssima lesão no joelho que teve há pouco mais de um ano, o diamante alemão mostra personalidade de sobra e refina seu jogo a cada nova atuação. Wirtz se mostra um meia atacante excelente, com capacidade de armar, criar, driblar e finalizar no mais alto nível. Segue a passos largos para se tornar um dos principais jogadores alemães da atualidade e um dos melhores do mundo.

10 – Heung-Min Son

Sem Harry Kane, coube a Son assumir o protagonismo completo do Tottenham. E o sul-coreano cumpriu com a missão perfeitamente. Artilheiro do time e principal jogador do mesmo, Son mantém altíssimo nível e continua consolidado como um dos principais jogadores do futebol mundial. Décimo lugar para ele.

09 – Rodri

Melhor primeiro volante do mundo hoje, Rodri segue sendo o grande iniciador de jogadas do Manchester City e um dos melhores circuladores de bola do mundo. Mantém nível altíssimo e no período que esteve lesionado fez falta tremenda para o time de Guardiola. Foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes da FIFA, que consagrou o City campeão mundial. Um dos melhores do mundo, merece a posição na lista.

08 – Federico Valverde

Um dos grande nomes do meio campo do Real Madrid, Valverde mantém nível absurdo e segue como um dos principais jogadores do mundo. Com papel mais defensivo na atual temporada, subiu de nível nesse quesito, e ainda mantém altíssimo nível ofensivo. Se o Uruguai lidera as Eliminatórias sulamericanas, muito se deve a Valverde, possivelmente o principal jogador da competição até o momento. Oitavo lugar para ele!

07 – Lautaro Martínez

É curioso que Lautaro Martínez seja hoje o principal jogador argentino em atividade no futebol mundial e ainda não seja titular absoluto da seleção albiceleste. Enfim, coisas do futebol… Independente desse detalhe, Lautaro continua em ascenção e comanda a Internazionale, que lidera a Série A até o momento. Ostentando a incrível marca de 15 gols em 18 rodadas, é o artilheiro isolado da competição e principal jogador em solo italiano no momento. Sétimo lugar para ele.

06 – Mohamed Salah

Principal jogador do Liverpool já há algum tempo, Salah é aquele que está há mais tempo no clube e peça fundamental na transição de time que os Reds passou na última temporada. Mesmo com tantas mudanças, continua com números incríveis e atuações espetaculares. É artilheiro e maior assistente do Liverpool na Premier League, combinando com 19 participações diretas em gols (12 gols e 7 assistências) nas 19 primeiras rodadas, números que fazem dele o jogador mais efetivo da liga, ou seja, um dos jogadores mais decisivos do mundo. Sexto lugar para o egípcio.

05 – Antoine Griezmann

Renascido desde o retorno ao Atlético de Madrid, Griezmann se consolidou como um jogador completo. Armador, criador, passador, construtor e finalizador, Griezmann faz seu time jogar e ainda aparece para finalizar como poucos. É vice artilheiro da Champions League e da La Liga e brilha com atuações exuberantes na temporada. Tornou-se o maior artilheiro da história do Atlético de Madrid neste semestre. Se mantiver o nível, o Atleti pode sonhar grande na temporada.

04 – Kylian Mbappé

Após Copa do Mundo avassaladora e consolidado com um astro mundial, Mbappé segue como o principal jogador da Ligue 1, da qual é artilheiro isolado. Sem Neymar e Messi no PSG, é agora a estrela máxima e inquestionável da equipe, mas sofreu para classificar o time no grupo da morte da Champions League, do qual não conseguiu ser absolutamente decisivo. Ainda assim, segue com nível de atuação absurdo, tanto no clube quanto na seleção, e como um dos jogadores mais letais do planeta.

03 – Harry Kane

A chegada de Harry Kane ao Bayern foi como um verdadeiro furacão. O centroavante encaixou como uma luva no time alemão e se tornou seu principal jogador e artilheiro, com incríveis 21 gols em 15 jogos na Bundesliga – da qual já é o artilheiro isolado. Teve atuação de gala na emagadora vitória do Bayern contra o Borussia Dortmund com um hat trick e um domínio completo da zona de ataque do jogo. Com grande liderança e habilidade de finalização quase inigualável, é hoje um dos principais jogadores do mundo e pode inclusive lutar pela bola de ouro a depender do desempenho do Bayern ao fim da temporada.

02 – Erling Haaland

Haaland segue como um dos jogadores mais letais do mundo. O cometa foi artilheiro da última Champions League e já se coloca como principal candidato a ser o artilheiro da nova edição. Também lidera a artilharia da Premier League e o ataque do Manchester City. O cometa é, sem dúvidas, um fenômeno inquestionável. Foi cortado do mundial por lesão, mas segue como um jogador fora do comum.

01 – Jude Bellingham

Bellingham é um verdadeiro assombro desde sua estreia com a camisa do Real Madrid. O jovem inglês já vinha de ótimas temporadas no Borussia Dortmund e também de grande Copa do Mundo com a seleção inglesa, mas ao iniciar sua trajetória com o Real Madrid explodiu a níveis inacreditáveis. Atuando mais a frente, como um meia atacante, tornou-se um jogador letal: artilheiro de La Liga e dono das ações de ataque do time merengue. Bellingham hoje é um jogador completo, com capacidade de passe, drible, posicionamento, cabeceio, armação e finalização em níveis extraordinários. Seus números não são capazes de mensurar o tamanho de seu futebol no momento, bem como sua vital importância para o Real Madrid na temporada. Nessa toada, vem forte para ganhar a Bola de Ouro. Tudo isso aos 20 anos de idade!

Menções honrosas

Quero deixar menções honrosa a dois jogadores que certamente estariam na lista se não passassem toda ou a maior parte da temporada até aqui lesionados: Kevin De Bruyne e Vinícius Júnior. Outro a ser mencionado é Cristiano Ronaldo que, mesmo aos 38 anos de idade, mantém números avassaladores no futebol do oriente médio e foi o maior artilheiro do mundo em 2023, com 54 gols.. Julian Álvarez, Phil Foden e Bukayo Saka são outros que tiveram destaque importante no semestre e merecem a menção.

————————————————

Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!

Instagram

YouTube

Twitter

Threads

TikTok

Facebook

Gab

Um comentário em “Top X – Os 15 Melhores Jogadores do Mundo (2023/2)

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Descubra mais sobre Capital Cultural

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo