Esta é a seção Top X, onde elaboramos um Top que pode ser sobre os mais diversos assuntos. A letra X no título é propositalmente uma incógnita, pois poderemos fazer um Top com qualquer valor.
Chegamos ao fim de mais uma temporada do futebol europeu e a metade da temporada no futebol brasileiro, dessa vez com a adição de edições da Eurocopa e da Copa América, que certamente pesam na nossa lista. Então, vamos para mais um Top X ccom os 15 melhores jogadores de futebol do mundo no último semestre.
Lembrando que nossos critérios são: priorizar o desempenho e a regularidade da temporada, com foco maior no recorte do último semestre. Não esquecemos o todo da carreira também, que pesa para que apenas um bom momento isolado não distorça a posição completamente. Enfim, nossa lista baseia-se principalmente no desempenho semestral dos jogadores, sem ignorar a carreira que o mesmo já possui.
Para ver as listas anteriores, acessem os links a seguir:
Sem mais delongas, seguem os 15 melhores jogadores do mundo no primeiro semestre de 2024
15 – Antoine Griezmann

Antoine Griezmann teve uma lesão em fevereiro que o afastou por quase um mês. Depois, queda brusca de rendimento na segunda metade da temporada, não conseguindo levar seu time às fases finais da Champions League e da Copa do Rei,. Ainda assim, continuou sendo peça-chave no ataque do Atlético de Madrid e titular da Seleção da França que foi semifinalista da Euro, ainda que sem apresentar grande futebol. Aos 33 anos, Griezmann começou seu declínio definitivo?
14 – Mohammed Salah

Tal como Griezmann, Mohammed Salah falhou em levar o Liverpool às cabeças das competições no fim da temprada. A frustante eliminação para a Atalante é o maior exemplo. Ainda assim, manteve números excelentes e foi, mais uma vez, o principal jogador dos Reds. A saber se aos 32 anos ele ainda se manterá como um dos principais jogadores do mundo.
13 – Federico Valverde

Um dos grande nomes do meio campo do Real Madrid, Valverde mantém nível absurdo e segue como um dos principais jogadores do mundo. Com alto desempenho ofensivo e defensivo, é titular absoluto do Real Madrid, mais uma vez campeão da UCL. Foi até a semifinal da Copa América com o Uruguai.
12 – Nico Williams

Nico Williams, pelo Athletic Bilbao, impressionou com sua velocidade e habilidade de um contra um, resultando em vários gols e assistências cruciais em La Liga e, sobretudo, na Copa do Rei e na Eurocopa. Campeão de ambas as competições com performances extremamente elogíaveis, firmou-se como um dos pontas mais desequilibrantes do mundo. Sem dúvidas um dos grandes destaque da temporada.
11 – Toni Kroos

Em sua temporada de despedida, Toni Kroos praticou o esporte futebol em altíssimo nível. O craque alemão voltou a seleção e foi peça chave na boa campanha da Euro, além de liderar o meio campo do Real Madrid, que fez temporada incrível e arrebatou os títulos da La Liga e da Champions League. Ao todo, o time merengue perdeu apenas um jogo em todas as competições 2023/24. Um feito e tanto.
10 – Eriling Haaland

Haaland foi novamente artilheiro da Premier League e comandante do ataque do Manchester City. No entanto, seu desempenho esteve abaixo da temporada passada, o que o fez perder posições e ficar distante da briga pelo topo. Faltou ser decisivo em momentos agudos da temporada. Mesmo assim, não se pode menosprezar o cometa.
9 – Kylian Mbappé

Mais uma vez artilheiro da Ligue 1, Mbappé viveu momentos de altos e baixos na temporada. Sua confirmação de saída do PSG para o Real Madrid e frustrante fim de temporada, com Eurocopa apagada e eliminação na semifinal da UCL sem conseguir brilhar, o distanciaram do topo. No entanto, segue como um dos melhores do mundo, indiscutivelmente.
8 – Lautaro Martínez

Artilheiro disparado da Serie A Tim e da Copa América, além de Campeão das duas competições e autor do gol do título. Lautaro foi absolutamente decisivo nesta temporada! Se a Internazionale fosse masi longe da Champions League, poderia brigar por Top 5 sem nenhum exagero. Ainda assim, posição alta mais que merecida.
7 – Dani Carvajal

Campeão da Champions League, da La Liga e da Eurocopa, Dani Carvajal, teve temporada mágica, com grandes contribuições defensivas e ofensivas, com destaque ainda para sua participação decisiva em momentos agudos, como a destacada atuação na final da UCL. Com regularidade assutadora, Carvajal performou no mais alto nível em todo o momento e está, merecidamente, entre os melhores da temporada. Não somente isso, com o Hexacampeonato da Champions League, figura entre os maiores da posição na história.
6 – Florian Wirtz

Florian Wirtz teve uma temporada mágica pelo Bayer Leverkusen, mostrando maturidade além da sua idade com gols, assistências e criatividade no meio-campo. Principal jogador da equipe e do campeonato alemão, o histórico título inédito de sua equipe teve muito de sua participação. Também foi campeão Copa da Alemanha e vice da Europa League, ainda performando bem na Eurocopa. Wirtz se colocou entre os principais jogadores do mundo e não deve sair do topo facilmente. Talento que se mostra geracional.
5 – Phil Foden

Phil Foden continuou a crescer como um dos talentos mais brilhantes do Manchester City, contribuindo significativamente com gols, assistências e sua versatilidade em várias posições ofensivas. Foi eleito o melhor jogador da Premier League com méritos, destacando-se por jogadas e golaços brilhantes,a lém de número excelentes. Fez Eurocopa discreta, mas foi vice-campeão do torneio. Tal como Wirtz, tem tudo para se manter no topo como um dos talentos geracionais.
4 – Harry Kane

Kane terminou a temporada sem títulos, mesmo jogando no então dominante Bayern de Munique. Porém, em termos de números, isso não pode ser colocado em sua conta. Artiliheiro máximo da Bundesliga, o centroavante entregou incríveis 52 gols e 14 assistencia em toda a temporada. Seus números são avassaladores e o credencia a melhor do mundo. Pesa contra a falta de títulos e a incapacidade de decisão nos momentos agudo, como o desempenho na Eurocopa – e principalmente a final da competição – em que amargou o vice novamente. Ainda assim, um dos melhores do mundo, sem dúvidas.
3 – Rodri

Rodri foi uma peça essencial no meio-campo do Manchester City, combinando habilidades defensivas e de controle do jogo num nível próximo à perfeição. Acumulou sequência superior a um ano sem perdeu um jogo sequer, por clube e seleção, algo surpreendente. Sua importância nas transições e recuperação de bola foi inestimável sempre que atuou. Campeão da Premier League e líder da Espanha dominante e vencedora da Eurocopa, credencia-se ao posto de melhor jogador do mundo.
2 – Vinícius Júnior

Após lesões na primeira metade da temporada, Vini Júnior voltou com tudo e se provou absolutamente decisivo para os títulos do Real Madrid em La Liga e sobretudo na Champions League. COm performances históricas no mata-mata da maior competições de clubes do mundo, Vini terminou a temporada de clubes como principal candidato ao posto de melhor do mundo. Na seleção brasileira, teve desempenho pífio, o que apagou um pouco de seu brilho. Ainda assim, mantém-se credenciado ao topo do mundo, com potencial para ali permanecer por muito tempo.
1 – Jude Bellingham

Bellingham foi um verdadeiro assombro na primeira metada da tempora, sua estreia com a camisa do Real Madrid. O jovem inglês já vinha de ótimas temporadas no Borussia Dortmund e também de grande Copa do Mundo com a seleção inglesa, mas ao iniciar sua trajetória com o Real Madrid explodiu a níveis inacreditáveis. Atuando mais a frente, como um meia atacante, tornou-se um jogador letal: artilheiro de La Liga e dono das ações de ataque do time merengue. Teve queda de rendimento aceitável, principalemente em números, na segunda metada da temporada, porém continou perfomando muito bem. Bellingham hoje é um jogador completo, com capacidade de reação, marcação, passe, drible, posicionamento, cabeceio, armação e finalização em níveis excelentes. Foi ofuscado por Vini Júnior no final da temporada merengue e não teve um brilho tão exuberante na Eurocopa, embora tenha performado bem num inconstante time inglês. Melhor jogador do mundo na temporada!
Menções honrosas
Quero deixar menções honrosa aos seguintes jogadores: Rodrygo, Lamine Yamal, Bukayo Saka e Jamal Musiala. Todos também tiveram momentos de destaque importante e figuraram entre os melhores da temporada, podendo facilmente preencher o lugar de algum dos outros da lista, o que não seria nenhum absurdo. Infelizmente, apenas 15 completam esse Top X.
————————————————
Siga o Capital Cultural em nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo!
